terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mês da Consciência Negra







A data que foi escolhida pelo Movimento Negro através do idealizador do dia nacional da Consciência Negra o poeta Oliveira Silveira, ainda não foi entendida nem mesmo compreendida por muitos cidadxs brasileirxs. 
 Foi no nosso estado do RS que Oliveira Silveira re significa a data de assassinato de Zumbi dos Palmares  e atenta para a importância de sabermos o que significa ser negro no Brasil através de sua arte que é nos apresentada através de seus inúmeros poemas de exaltação aos afros-gaúchos e o que representa isso para a comunidade negra riograndense. O idealizador do 20 de novembro além de provocar artisticamente  estas reflexões, motivou várias ações em prol do reconhecimento da contribuição dos afro-brasileiros para o crescimento e desenvolvimento do país. Ele tinha o hábito de caminhar pelos lugares e espaços onde o negro viveu, lutou e se estabeleceu o percurso negro hoje os Territórios Negros. A Cavalgada da Consciência Negra realizada pelo grupo Lanceiros Negros ainda segue o percurso negro... Como podemos ver suas atuações e pesquisas são hoje utilizadas não só aqui no RS mas pelo país inteiro através de monumentos, feriados, comemorações.
Nesse sentido se faz necessário o seguinte questionamento, por que o estado onde Oliveira Silveira nasceu, estudou, se empenhou e idealizou uma data tão significativa hoje para os cidadão brasileiros, ainda não é feriado? O que podemos pensar sobre?